Personal Shopper Imobiliário? Não exatamente. O comprador precisa de representação.
Há um debate finalmente a ganhar espaço em Portugal: quem representa verdadeiramente o comprador de um imóvel?
O tema surgiu recentemente num artigo da Catarina Beato no Idealista sobre a figura do personal shopper imobiliário — um profissional que trabalha do lado de quem compra, procurando imóveis, acompanhando visitas, negociando e seguindo o processo até à escritura. O próprio artigo reconhece que a lei portuguesa já permite que o comprador seja cliente de uma empresa de mediação e que a procura ativa de imóveis para esse cliente cabe dentro da atividade de mediação. Idealista
É um passo importante.
Mas talvez seja preciso ir um pouco mais longe.
Encontrar imóveis não é representar compradores
Hoje, encontrar casas é relativamente fácil.
Existem portais, redes sociais, bases de dados, mediadoras e um fluxo permanente de informação.
O verdadeiro valor começa quando alguém pergunta:
Este imóvel faz sentido para mim?
O preço é adequado?
O que não estou a ver?
Quem está do meu lado na negociação?
Quem me diz para não comprar, se essa for a melhor decisão?
É aí que começa a representação.
Um verdadeiro serviço de Buyer Representation não se limita a procurar propriedades. Implica perceber o objetivo do comprador, a sua capacidade financeira, o prazo, a localização, os riscos e a lógica da decisão. Implica também saber chamar o advogado, o engenheiro, o arquiteto ou outro técnico quando necessário — sem fingir substituir essas competências. Essa necessidade de articulação técnica é também destacada no artigo do Idealista. Idealista
A diferença está na relação contratual
Em Portugal, o modelo tradicional continua maioritariamente organizado a partir do imóvel e do vendedor.
A propriedade entra em carteira, é promovida, recebe visitas e o comprador surge como destinatário da transação.
Mas o comprador pode ser cliente da mediadora. A lei permite-o expressamente, e o contrato de mediação pode definir os serviços, remuneração, duração, exclusividade e demais condições da relação. Idealista
É precisamente aqui que a U C Homes coloca o foco.
O comprador não é apenas alguém a quem mostramos imóveis. É a pessoa que contratualmente representamos.
Isto muda tudo:
- muda quem define a estratégia;
- muda a prioridade do serviço;
- muda a forma como se avaliam oportunidades;
- muda a negociação;
- muda a transparência da remuneração;
- e muda, sobretudo, a resposta à pergunta essencial: quem está realmente do meu lado?
“Buyer’s Agent” não deve ser apenas um rótulo
O próprio artigo chama a atenção para isto: expressões como buyer’s agent, personal shopper imobiliário ou consultor imobiliário são apenas nomes. O que importa é a atividade efetivamente exercida, a licença AMI, o contrato e as condições concretas do serviço. Idealista
Isso é particularmente importante num mercado onde muitos profissionais trabalham simultaneamente com imóveis angariados para vendedores e com compradores.
Não há nada de ilegítimo nesse modelo.
Mas é diferente de uma prática construída especificamente a partir da representação do comprador.
Para a U C Homes, essa distinção não é marketing. É estrutura.
E quem paga?
Aqui está outro ponto essencial.
Se o comprador é o cliente, faz sentido que saiba desde o início:
- quanto custa o serviço;
- como é calculado;
- quando é devido;
- se existe retainer ou adiantamento;
- se existe ou não remuneração proveniente de outra mediadora;
- e como são tratados potenciais conflitos de interesses.
O Idealista destaca precisamente esta necessidade de transparência e nota que uma partilha de comissão entre mediadoras não deve ser confundida automaticamente com verdadeira representação do comprador. Idealista
Quanto mais clara for a remuneração, mais clara é a relação.
A questão do incentivo
Há ainda uma pergunta desconfortável, mas necessária.
Se o buyer’s agent recebe uma percentagem direta do preço de compra, ganha mais quanto mais caro o cliente comprar.
Isto pode criar um desalinhamento económico.
O artigo refere alternativas como remuneração fixa ou modelos de success fee associados ao resultado negocial conseguido para o comprador. Idealista
É uma discussão que o setor deve fazer com maturidade.
O importante não é existir uma fórmula única.
É que o modelo seja claro, transparente e coerente com o interesse de quem está a contratar.
Isto não é um serviço para estrangeiros
Outro equívoco que importa desmontar.
Buyer Representation não é apenas para expats.
Um comprador português a adquirir a primeira casa, com crédito e uma margem financeira limitada, pode precisar tanto ou mais de representação do que um investidor estrangeiro.
O artigo dá um sinal importante nesse sentido: uma das profissionais entrevistadas trabalha sobretudo com clientes portugueses. Idealista
A necessidade não depende da nacionalidade.
Depende da importância da decisão.
A visão da U C Homes
Na U C Homes, a ideia é simples:
não começamos pela casa.
Começamos pela pessoa que vai comprá-la.
O trabalho passa por:
- definir estratégia;
- perceber orçamento e timing;
- mapear zonas;
- procurar oportunidades;
- avaliar contexto e valor;
- acompanhar visitas;
- negociar;
- coordenar due diligence;
- acompanhar o processo até à conclusão.
E, quando necessário, dizer:
“Esta não é a casa certa para si.”
Porque representar um comprador não é conduzi-lo a uma transação.
É ajudá-lo a tomar a melhor decisão possível.
U C Homes – Extraordinary Houses
Portugal Buyer Representation
Encontrar uma casa é fácil.
Representar bem quem a compra é outra coisa.

Comentários