Personal Shopper Imobiliário? Não exatamente. O comprador precisa de representação.



Há um debate finalmente a ganhar espaço em Portugal: quem representa verdadeiramente o comprador de um imóvel?

O tema surgiu recentemente num artigo da Catarina Beato no Idealista sobre a figura do personal shopper imobiliário — um profissional que trabalha do lado de quem compra, procurando imóveis, acompanhando visitas, negociando e seguindo o processo até à escritura. O próprio artigo reconhece que a lei portuguesa já permite que o comprador seja cliente de uma empresa de mediação e que a procura ativa de imóveis para esse cliente cabe dentro da atividade de mediação. Idealista

É um passo importante.

Mas talvez seja preciso ir um pouco mais longe.

Encontrar imóveis não é representar compradores

Hoje, encontrar casas é relativamente fácil.

Existem portais, redes sociais, bases de dados, mediadoras e um fluxo permanente de informação.

O verdadeiro valor começa quando alguém pergunta:

Este imóvel faz sentido para mim?
O preço é adequado?
O que não estou a ver?
Quem está do meu lado na negociação?
Quem me diz para não comprar, se essa for a melhor decisão?

É aí que começa a representação.

Um verdadeiro serviço de Buyer Representation não se limita a procurar propriedades. Implica perceber o objetivo do comprador, a sua capacidade financeira, o prazo, a localização, os riscos e a lógica da decisão. Implica também saber chamar o advogado, o engenheiro, o arquiteto ou outro técnico quando necessário — sem fingir substituir essas competências. Essa necessidade de articulação técnica é também destacada no artigo do Idealista. Idealista

A diferença está na relação contratual

Em Portugal, o modelo tradicional continua maioritariamente organizado a partir do imóvel e do vendedor.

A propriedade entra em carteira, é promovida, recebe visitas e o comprador surge como destinatário da transação.

Mas o comprador pode ser cliente da mediadora. A lei permite-o expressamente, e o contrato de mediação pode definir os serviços, remuneração, duração, exclusividade e demais condições da relação. Idealista

É precisamente aqui que a U C Homes coloca o foco.

O comprador não é apenas alguém a quem mostramos imóveis. É a pessoa que contratualmente representamos.

Isto muda tudo:

  • muda quem define a estratégia;
  • muda a prioridade do serviço;
  • muda a forma como se avaliam oportunidades;
  • muda a negociação;
  • muda a transparência da remuneração;
  • e muda, sobretudo, a resposta à pergunta essencial: quem está realmente do meu lado?

“Buyer’s Agent” não deve ser apenas um rótulo

O próprio artigo chama a atenção para isto: expressões como buyer’s agent, personal shopper imobiliário ou consultor imobiliário são apenas nomes. O que importa é a atividade efetivamente exercida, a licença AMI, o contrato e as condições concretas do serviço. Idealista

Isso é particularmente importante num mercado onde muitos profissionais trabalham simultaneamente com imóveis angariados para vendedores e com compradores.

Não há nada de ilegítimo nesse modelo.

Mas é diferente de uma prática construída especificamente a partir da representação do comprador.

Para a U C Homes, essa distinção não é marketing. É estrutura.

E quem paga?

Aqui está outro ponto essencial.

Se o comprador é o cliente, faz sentido que saiba desde o início:

  • quanto custa o serviço;
  • como é calculado;
  • quando é devido;
  • se existe retainer ou adiantamento;
  • se existe ou não remuneração proveniente de outra mediadora;
  • e como são tratados potenciais conflitos de interesses.

O Idealista destaca precisamente esta necessidade de transparência e nota que uma partilha de comissão entre mediadoras não deve ser confundida automaticamente com verdadeira representação do comprador. Idealista

Quanto mais clara for a remuneração, mais clara é a relação.

A questão do incentivo

Há ainda uma pergunta desconfortável, mas necessária.

Se o buyer’s agent recebe uma percentagem direta do preço de compra, ganha mais quanto mais caro o cliente comprar.

Isto pode criar um desalinhamento económico.

O artigo refere alternativas como remuneração fixa ou modelos de success fee associados ao resultado negocial conseguido para o comprador. Idealista

É uma discussão que o setor deve fazer com maturidade.

O importante não é existir uma fórmula única.

É que o modelo seja claro, transparente e coerente com o interesse de quem está a contratar.

Isto não é um serviço para estrangeiros

Outro equívoco que importa desmontar.

Buyer Representation não é apenas para expats.

Um comprador português a adquirir a primeira casa, com crédito e uma margem financeira limitada, pode precisar tanto ou mais de representação do que um investidor estrangeiro.

O artigo dá um sinal importante nesse sentido: uma das profissionais entrevistadas trabalha sobretudo com clientes portugueses. Idealista

A necessidade não depende da nacionalidade.

Depende da importância da decisão.

A visão da U C Homes

Na U C Homes, a ideia é simples:

não começamos pela casa.
Começamos pela pessoa que vai comprá-la.

O trabalho passa por:

  • definir estratégia;
  • perceber orçamento e timing;
  • mapear zonas;
  • procurar oportunidades;
  • avaliar contexto e valor;
  • acompanhar visitas;
  • negociar;
  • coordenar due diligence;
  • acompanhar o processo até à conclusão.

E, quando necessário, dizer:

“Esta não é a casa certa para si.”

Porque representar um comprador não é conduzi-lo a uma transação.

É ajudá-lo a tomar a melhor decisão possível.


U C Homes – Extraordinary Houses
Portugal Buyer Representation

Encontrar uma casa é fácil.
Representar bem quem a compra é outra coisa.


Comentários